Brachiaria ruziziensis cv. Ruzizienses
Indicada para bovinos de recria e engorda. Devido a sua qualidade de forragem, além do pastejo direto, pode ser utilizada para prática de fenação. Quando em pastejo direto, deve-se ter muito cuidado, com a altura de pastejo, evitando a sua degradação.
A forrageira proporciona excelente cobertura do solo, podendo ser utilizado a área como piquete para os animais durante o período de inverno (entressafra da cultura de soja), e em setembro-outubro as plantas de ruziziensis são “queimadas” com um herbicida a base de glifosato, proporcionado uma boa cobertura (palhada) para o plantio de soja novamente. Informações de produtores citam que a produção de grãos, em área de braquiárias, tem apresentado melhores rendimentos do que a produção de grãos em área exclusivamente agrícola (por exemplo: soja plantada em área de soja).
Adaptação:
Adapta-se muito bem a solos de média a alta fertilidade e requer uma precipitação anual em torno de 900 mm.
Indicação:
É indicada para áreas de integração com lavoura ou áreas de lavoura exclusiva, como cobertura de solo, produção de palhada e fenação.
Taxa de Semeadura:
No período normal de plantio paras as operações realizadas a lanço recomenda-se de 400 a 450 pontos de VC/ha. A partir de fevereiro deve-se aumentar para 500 pontos de VC/ha. No caso de mistura com outras espécies, fazer uma proporção em torno 50% de cada uma.
Profundidade de plantio:
Incorporar as sementes em torno de 2,0 a 4,0 cm com grade niveladora fechada. Assim como para as demais espécies, os melhores resultados são obtidos, passando-se rolo compactador após incorporação da semente ao solo.
Produção:
Produção variando de 10 a 15 toneladas de matéria seca/ha/ano. Sua composição média é de 10 a 14% de proteína bruta na matéria seca.
Altura de entrada e saída para pastejo: